Profissional autônomo: como ter sucesso no seu negócio?

Como toda profissão, trabalhar como autônomo tem suas vantagens e desvantagens. Apesar da insegurança quanto à remuneração mensal e a diminuição de ganhos se houver algum imprevisto, a carreira autônoma pode trazer um ganho financeiro maior a longo prazo.

Uma das vantagens que mais chama a atenção para aqueles que optam por essa carreira é a flexibilidade de horário. É possível estipular a própria agenda de trabalho e férias, sempre pensando nos prazos a cumprir.

O sucesso como profissional autônomo não é tão simples. É preciso agir estrategicamente para que os resultados sejam positivos. Por isso, selecionamos 4 dicas para você planejar melhor a sua carreira.

  1. Pense como empresário: além de aprimorar suas atividades como prestador de serviços, é preciso desenvolver um lado gestor. Tenha foco para tomas boas decisões, planeje, tenha visão estratégica e de mercado. Busque fazer o que é bom para o seu negócio e não para seu próprio ego;
  2. Ofereça um serviço excelente: o melhor marketing é o produto/serviço. Entregue um produto bom para seus clientes, mostre que você tem competência para realizar aquilo com dedicação. Escute o que seu cliente tem a falar. Quais são suas necessidades? Busque inovar seus produtos/serviços;
  3. Faça marketing inteligente: os usuários estão cansados de marketing agressivos, que tentam “vender” algo a todo custo. Busque caminhos diferentes, que mostrem certa empatia com o consumidor. Hoje, o que mais chama atenção de clientes é o Marketing de Conteúdo, que compartilha conhecimento, informações, mostrando competência no assunto. Tenha cuidado com o código de ética de algumas profissões, que não permitem propagandas;
  4. Atenda às necessidades do seu cliente: vender algo por vender pode ser um problema. Entenda o que seu consumidor busca, mostre a proposta de valor de seu negócio, seja reconhecido pela sua competência e ganhe a confiança do seu público. Lembre-se que seu cliente pode ser um ótimo parceiro, já que ele fará propaganda do seu negócio para outras pessoas.

Fonte: RH Portal

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